Saiba como prevenir suas aplicações desses criminosos.
Sequestro de dados, e agora?
Ransomware é um tipo de malware que sequestra os dados da vítima e cobra um valor de resgate para devolver. Os criminosos solicitam o pagamento em bitcoin (moeda virtual), é praticamente impossível de rastrear.
Essa devolução não é nada garantida, tendo em vista que estamos falando de criminosos, então, o aconselhável é tomar todas as medidas de seguranças.
Esse tipo de crime cibernético vem crescendo muito nos últimos anos, cuidado. Em agosto deste ano, a empresa Renner teve seu sistema parcialmente paralisado, a rede de lojas ficou 4 dias sem acesso ao seu site e sistema de pagamentos. ☹
Os criminosos entram no sistema operacional do usuário através de um link ou até mesmo um site com o qual o usuário já está familiarizado e infectam sem que o usuário perceba. Depois de tudo pronto, eles emitem um alerta do ataque para o usuário, informando que o computador está bloqueado, e que só será liberado após pagamento do resgate.
Sem o pagamento, o sistema fica fechado, e os criminosos podem vazar alguns dados para aumentar a ameaça.
1) Escolha uma senha forte:
Escolher uma senha mais complexa é de extrema importância, utilize letras, números e caracteres especiais se possível.
2) Não abra links desconhecidos:
Eles podem instalar programas sem o nosso conhecimento.
3)Mantenha seu Windows atualizado:
A Microsoft sempre faz atualizações de segurança, é importante você acompanhar.
4)Realize backups constante em seus arquivos:
Caso você seja vítima desses criminosos, você não perderá todos os seus dados.
5)Mantenha o antivírus atualizado:
Um software atualizado impede que ameaças invadam seu computador e tentem danificar, roubar ou, até mesmo, apagar suas informações.
6)Mostre extensões ocultas:
Arquivos nomeados com a extensão “.PDF.EXE”, podem ocultar no Windows. Se você reativar a capacidade de ver a extensão completa do arquivo, poderá ser mais fácil localizar arquivos suspeitos.
Uma vez que o computador esteja bloqueado, é muito difícil a remoção do ransomware, pois o usuário não consegue ter acesso.
🧐Fique atento a qualquer atividade suspeita e tome todas as medidas preventivas. Como se trata de criminosos, mesmo o pagamento do resgate não garante a devolução dos dados sequestrados.