Servidor é uma máquina, um computador conectado a uma rede de internet e que executa programas como serviços. Esse servidor pode ser compartilhado (vps) ou exclusivo (dedicado), dependendo da necessidade de cada aplicação.
Primeiro passo para escolher um servidor é identificar a necessidade computacional da sua aplicação. A escolha correta, interfere diretamente no desempenho da sua aplicação, por isso, verifique os requisitos mínimos que a sua aplicação necessita, para então, definir o servidor ideal (dedicado ou vps). Essas informações estão no documento oficial da sua aplicação.
A tecnologia cloud possibilita a facilidade de realizar um upgrade a qualquer momento, então, caso haja necessidade, é possível aumentar memória, armazenamento e processamento do seu servidor cloud.
Servidor dedicado
O servidor dedicado é a melhor opção para quem quer garantir o máximo de desempenho e controle total de seu ambiente cloud.
Trata-se de um servidor totalmente exclusivo para o cliente, onde o hardware não é compartilhado. Podendo ser utilizado por pequenas, médias e grandes empresas, ou até mesmo, por desenvolvedores Web.
Esse servidor permite a personalização total as necessidades do cliente, desde o espaço de armazenamento até o tamanho de memória RAM e a velocidade de processamento. Podendo ser utilizado tanto para sistemas quanto para sites.
Qual é a principal diferença entre o servidor dedicado e o compartilhado (VPS)?
Enquanto no primeiro o servidor físico é exclusivo do cliente (Dedicado), no segundo os recursos de hardware são compartilhados entre vários serviços e contratantes (VPS).
Vamos explicar melhor…
As VPS são servidores virtualizados em máquinas físicas. Eles entregam um bom desempenho a um preço mais acessível que o dos servidores dedicados.
Na VPS, como os servidores estão no mesmo hardware, ao serem acessados por diferentes empresas, pode ocorrer lentidão em momentos em que houver muitos acessos simultâneos, o que pode comprometer o desempenho das aplicações.
Já o servidor dedicado é um servidor exclusivo para o contratante, somente ele utilizará todos os recursos de hardware desse servidor, dessa forma, é possível garantir um melhor desempenho das aplicações 100% do tempo.
O investimento de um servidor dedicado é bem maior em comparação a um servidor compartilhado (vps), o ideal, é identificar a sua necessidade para então definir qual o melhor serviço para a sua empresa.