Ubuntu 22.04 LTS

shape
shape
shape
shape
shape
shape
shape
shape

Mais uma versão do Ubuntu foi lançada para o público geral em abril. O Ubuntu 22.04 chega recheado de novidades na interface herdadas do GNOME 42, mais personalização em cores, uma nova ferramenta de captura, integração com Linux Active Directory e a mais recente versão do gerenciador de arquivos Nautilus. 

Com o novo GNOME 42

O Ubuntu 22.04 LTS traz aos usuários o GNOME 42 na versão mais recente deste ambiente gráfico. 

Nem todos os itens presentes no GNOME 42 estão disponíveis no Ubuntu 22.04 LTS, por se tratar de uma versão estável, não é uma ideia interessante integrar aplicativos recém-adicionados ao projeto, como o GNOME Text Editor e o Console. 

Além disso, embora o sistema esteja utilizando o novo GNOME 42 que conta com as tecnologias libadwaita e GTK 4, boa parte das aplicações disponíveis no Ubuntu 22.04 LTS ainda utilizam o GTK 3. 

Integração Linux Active Directory 

De acordo com números recentes da Microsoft, a maioria das empresas de médio e grande porte decide usar o Active Directory para gerenciar a identidade e a conformidade de seus desktops. Esse é o caso há décadas e as empresas têm investido pesadamente para criar ferramentas e fluxos de trabalho de automação destinados a melhorar a segurança e a eficiência de suas equipes de administração de TI. 

Os desktops Linux, incluindo Debian e Ubuntu, suportaram a integração do Active Directory por muito tempo através do SSSD; no entanto, isso era limitado à autenticação e a um pequeno subconjunto de diretivas de objeto de diretiva de grupo relacionadas. 

Os administradores de sistemas de TI que desejavam usar o AD para impor a conformidade com as políticas ou aplicar configuração remota enfrentaram uma escolha difícil: pagar um prêmio por soluções de gerenciamento de acesso privilegiado de terceiros (que são principalmente adaptadas aos servidores) ou contar com uma infinidade de ferramentas personalizadas e scripts. 

ADsys, o novo cliente Active Directory 

O Ubuntu Desktop 22.04 vê a introdução do ADsys, nosso novo cliente Active Directory que contém tudo o que você precisa para integrar o Ubuntu ao seu Active Directory, incluindo arquivos de modelo admx e adml. 

ADsys é composto por dois componentes: adsysd , um daemon que implementa o protocolo Group Policy e depende de Kerberos, Samba e LDAP para autenticação e recuperação de políticas, e adsysctl , uma interface de linha de comando que controla o daemon e seu status. 

O ADsys não substitui o SSSD e o PAM, que ainda são responsáveis pela autenticação do usuário e configuração do diretório inicial, mas os complementa para adicionar as seguintes funcionalidades: 

  • Suporte de objeto de política de grupo nativo para políticas de máquina e usuário visando configurações dconf na máquina cliente 
  • Gerenciamento de privilégios, permitindo a possibilidade de conceder ou revogar privilégios de superusuário para o usuário local padrão e usuários e grupos do Active Directory 
  • Execução de scripts personalizados, dando a possibilidade de agendar shell scripts para serem executados na inicialização, desligamento, login e logout 

Além desses recursos, a ferramenta de linha de comando é capaz de gerar os arquivos de política .admx e .adml necessários que você pode instalar no Active Directory. Depois de importados, eles podem ser facilmente encontrados e modificados no Editor de Gerenciamento de Diretiva de Grupo no Windows Server. 

Todos os recursos foram desenvolvidos com a intenção de alinhar a experiência de gerenciamento do Active Directory do Ubuntu o mais próximo possível da disponível no Windows. Isso foi feito para achatar a curva de aprendizado exigida pelos administradores de sistema para gerenciar com segurança uma frota de computadores desktop Ubuntu em grande escala. 

Outras mudanças que o Ubuntu 22.04 oferece 

A Canonical é bem conhecida por ser cautelosa com as tecnologias utilizadas em suas versões LTS do Ubuntu, visto que elas precisam ter suporte por no mínimo 5 anos e o novo Ubuntu oferece muitos recursos interessante por baixo do capô. 

Algumas das mudanças são: 

Kernel 5.15 LTS; 

Drivers Mesa na versão 22; 

Drivers NVIDIA 510; 

Suporte a Wayland por padrão (inclusive em placas NVIDIA); 

Pipewire como gerenciador de som.  

E nós da Master da Web, temos disponível o sistema operacional Ububtu Server 22.04 LTS! 

One Comment:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *