Segurança: Senhas

shape
shape
shape
shape
shape
shape
shape
shape

Pode ser no cadastro para uma compra virtual, em uma transferência bancária ou durante um jogo, quase sempre é necessário a criação de senhas para o acesso. 

As senhas são uma das medidas de segurança da informação mais comuns. Mas, apesar de serem um recurso muito básico, nele também residem um dos maiores riscos. 

Atualmente, hackers têm uma infinidade de estratégias para enganar as pessoas e cometer crimes. Também, com o crescimento do acesso à tecnologia, temos um número crescente de logins, o que nos obriga a ter diversas senhas para cada um desses serviços. 

Senhas Fracas

O problema de ter senhas fracas é que os cibercriminosos precisam de menos de um segundo para poder quebrá-la e acessar uma conta. O estudo mostra que senhas fracas ainda continuam sendo usadas para “proteger” contas em redes sociais, e-mails e entre outros sites e plataformas, principalmente por serem fáceis de lembrar. 

O brasileiro não é nada original para escolher senha. “Brasil” e “123456” estão entre as opções mais utilizadas no país, segundo relatório do gerenciador de senhas NordPass, que fez o levantamento em mais de 30 países, incluindo quatro da América Latina – além do Brasil, foram pesquisados também Chile, Colômbia e México. A combinação numérica, infelizmente, é um clássico já do país. Relatórios passados, feitos por outras empresas, mostram que “123456” figura entre as opções mais usadas no Brasil há anos. 

Dicas de senhas fortes

Nada de combinações simples. Para proteger ao máximo suas contas, é extremamente importante criar senhas fortes e seguras. Siga as dicas abaixo.  

  • Não use data de aniversário, seja sua ou de familiares;  
  • Não use seu nome, de familiares ou de animais de estimação;  
  • Use e abuse de caracteres especiais, como “@”, “*”, “$”;  
  • Use letras minúsculas e maiúsculas; 
  • Use combinações alfanuméricas, ou seja, números e letras; 
  • Use senhas diferentes para cada conta. Nunca a mesma;  
  • Mude suas senhas com uma certa frequência;  
  • Use um gerenciador de senhas.  

Gerenciadores de senhas

Gerenciar senhas usando aplicativos é uma solução interessante para usuários armazenarem informações de logins e códigos no celular de maneira segura. Em vez de precisar lembrar diversas senhas diferentes, com esses aplicativos, basta guardar uma chave principal para ter acesso às suas diversas contas. 

Os gerenciadores de senhas funcionam como um cofre digital com criptografia, que é uma técnica matemática de proteção contra invasão de terceiros. A seguir, listamos cinco apps disponíveis para salvar senhas no desktop ou celular: 

  1. 1password
  2. Karspersky Password Manager
  3. LastPass
  4. Bitwarden
  5. Dashlane

One Comment:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *