Realizando conexão SSH no Linux, a partir do Windows.

shape
shape
shape
shape
shape
shape
shape
shape

No tutorial de hoje, vou mostrar como realizar conexão remota em servidores Linux utilizando o protocolo SSH por senha. Esse tipo de conexão é relativamente fácil de realizar. Em apenas alguns passos, você poderá conectar em seu servidor remoto utilizando conexão por SSH.

Vou mostrar duas maneiras diferentes de se conectar em seu servidor remoto Linux, a primeira é utilizando um software muito conhecido chamado PuTTY, e a segunda forma é utilizando o próprio Prompt de comandos do windows.

Para conectar utilizando o software PuTTY, primeiramente precisamos realizar o download e a instalação dele, o download pode ser realizado através do seguinte: link https://www.putty.org/ esse é o site oficial do PuTTY, e sua licença é open source, ou seja, gratuita.

Faça o download clicando no campo “You can Download PuTTY here”, na pagina seguinte, escolha o instalador de acordo com o seu sistema operacional, no meu caso, Windows 64 bits

Após o download, execute o instalador do PuTTY, a instalação dele é bem simples, primeiramente clique em next, após, escolha o local de instalação que pode ser o diretório padrão, clique em next novamente, e por último são as features que serão instaladas, clique em Install e aguarde a instalação finalizar.

Abra o PuTTY, e na tela que será mostrada, coloque o ip do servidor remoto no campo de número 1, a porta padrão é a 22, no campo de número 2, certifique-se que esteja marcado a opção SSH, no campo de número 3, coloque um nome para sua conexão, clique em Save para salvar essas informações para futuras conexões, após, clique em open, conforme a imagem abaixo.

Após clicar em open, será aberto uma tela de terminal, digite as credencias do seu sistema operacional para logar, coloque primeiramente o usuário, e em seguida a senha. O Linux, por questões de segurança, não apresenta os caracteres digitados no momento da digitação da senha, mas não se preocupe sua senha está sendo digitada, após terminar de digitar a senha, aperte Enter para logar.

Após digitar Enter, se suas credencias estiveram corretas, você estará conectado em seu servidor, conforme a imagem abaixo.

A segunda maneira é ainda mais fácil e não requer download e instalação de software, vamos aos passos dela. Primeiramente em seu sistema Windows, abra o terminal de comandos, digite no campo de pesquisa do menu iniciar ” Prompt de comando” e abra-o conforme a imagem abaixo.

Com o prompt de comando aberto, digite o seguinte comando:

ssh [email protected]

Onde root é o usuário da máquina e o Ip é o ip do seu servidor remoto, após, basta digitar “yes” quando for perguntado se você deseja continuar, digite sua senha (Lembre-se que, como no PuTTY, não será mostrada os caracteres na digitação da senha), depois da senha digitada, aperte Enter, e você estará conectado ao seu servidor remoto.

Prontinho!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *