Aumentar Partição do Linux usando sistema de arquivos ext4. (Sem LiveCD) Ubuntu 20.04 LTS.

shape
shape
shape
shape
shape
shape
shape
shape

Nesse tutorial vou mostrar como aumentar a partição do Linux que usa sistema de arquivos ext4. O que é normalmente feito nesse processo pelos os usuários, é usar um LiveCD para dar o boot, e a partir da execução do sistema direto do cd ou pen drive, fazem a edição da partição raiz do sistema, mas há uma forma de realizar esse processo dando o boot normalmente pelo sistema instalado no seu disco.

Nesse processo usaremos o Linux Ubuntu 20.04 LTS, e o procedimentos será realizado pelo terminal de comandos, você terá que estar logado como usuário root. Recomendo que faça o Backup de seus dados antes de realizar este procedimento, e salve em uma unidade externa para caso haja necessidade de realizar uma restauração.

Partindo do principio que você já tenha realizado o backup, a primeira coisa para verificar será o disco, precisamos saber qual é o tamanho total do disco, e qual é o tamanho total da partição que está sendo utilizada. Para isso utilizaremos o seguinte comando:

lsblk

Temos a seguinte saída:

No meu caso meu disco e o dispositivo sda, e ele tem 20 Gb de espaço, é minha partição está usando apenas 9,3 Gb do espaço total do disco.

Podemos ver essa informação através também do seguinte comando:

fdisk -l /dev/sda

Temos a seguinte saída:

Para manipular o disco usaremos o fdisk, digite no terminal o seguinte comando:

fdisk /dev/sda

No meu caso o disco é o sda, se no seu caso o disco para manipular for outro, digite o comando selecionando o disco correspondente, exemplo:

fdisk /dev/sdb.

Com o fdisk aberto, digite no terminal a letra p, isso irá listar as partições existentes.

No primeiro retângulo podemos ver novamente o disco, e no segundo a partição que ele possui, no meu caso tenho apenas uma partição o restante do espaço do disco não está sendo utilizado.

Teremos que excluir a partição principal, é isso mesmo excluir, não se preocupe seu sistema não parará de funcionar após excluir a partição principal, essas alterações serão aplicadas ao sair do fdisk. Caso você tenha outras partições em seu disco, e deseja exclui-las para aumentar a partição principal, essas deverão ser desmontadas antes de usar o fdisk para exclui-las, você pode desmontar partições usando o comando umount, ou caso seja uma partição swap, o comando para desmonta-la será swapoff, após desmontar a partição poderá ser excluída.

Para excluir uma partição use o comando d no fdisk, no meu caso tenho apenas uma partição, então ela foi excluida diretamente, se houver mais de uma partição será pedido o numero da partição que deseja exlcuir.

Após excluir a partição principal teremos que criar uma nova, agora com o tamanho desejado, para criar uma nova partição digite n no fdisk, será perguntado o tipo da partição, o numero da partição, primeiro setor e o ultimo setor, insira os dados conforme o desejado, no exemplo ficou:

Tipo partição: primaria

numero da partição: 1

primeiro setor: 2048 (Onde iniciar a partição no disco)

ultimo setor: 41943039 (Aqui e onde definimos o tamanho, podemos indicar o setor, ou também o tamanho desejado, exemplo: +20GB)

Quando perguntado se deseja remover a assinatura, digite não.

Nova partição criada, podemos novamente usar o comando p para verificar as partições.

Após verificado a nova partição, temos um passo muito importante que não pode deixar de ser feito ou ignorado, temos que indicar para o sistema qual é a nossa partição de inicialização, se não fizermos isso o sistema não mais irá iniciar. NÃO IGNORE ESSA ETAPA.

Para indicar a partição de boot para o sistema, use o comando a no fdisk.

no meu caso ele selecinou a partição 1 automaticamente porque eu tenho apenas ela, mas caso haja mais de uma partição, selecione a partição de boot indicando o numero da partição correspondente.

Após realizar a atribuição de partição de inicialização, podemos gravar as mudanças no disco e sair do utilitário de disco fdisk.

Para isso use o comando w.

Terminado as etapas usando o fdisk, deve ser reiniciado o sistema.

Após reiniciado o sistema ainda temos uma ultima etapa para realizar, precisamos utilizar o comando resize2fs para que o sistema enxergue todo o espaço alocado para a nova partição.

Execute o seguinte comando:

resize2fs /dev/sda1

Teremos a seguinte saída:

Finalmente temos a nossa partição com o novo tamanho, podemos ver essa informação através dos comandos:

lsblk
df -h /dev/sda1

Temos a seguinte saída:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *