Usando o MTR no Linux!

shape
shape
shape
shape
shape
shape
shape
shape

No post de hoje vamos mostrar um pouco mais sobre MTR e como usar em uma distribuição Linux.

Como já falamos em outro post, o MTR é uma ferramenta de diagnóstico de rede que combina as funcionalidades do traceroute e do ping em um único comando.

No Linux essa ferramenta se dá por linha de comando e está disponível na maioria das distribuições. Para usar ele, basta digitar o seguinte comando no terminal:

mtr (IP ou nome do Host)

Ao executar o comando, o MTR exibirá uma lista com todos os roteadores entre seu dispositivo e o host de destino e a latência entre eles. Ele atualiza automaticamente as informações a cada segundos, permitindo que você monitore a rede em tempo real.

Você também pode usar opções adicionais com o comando MTR para personalizar a saída. Por exemplo, a opção -n impede que o MTR tente resolver os nomes de host em endereços IP, o que pode economizar tempo em redes com muitos dispositivos, a opção -c define o número de pacotes que o MTR enviará para cada salto e a opção -z mostra o número das AS de cada roteador.

mtr -n -z -c 10 masterdaweb.com

No exemplo acima vai ser enviado 10 pacotes para cada salto entre o dispositivo e o servidor da Master da Web e vai mostrar somente os endereços IP e o numero dos AS de cada roteador.

Existe mais possibilidades de opções para utilizar em seus testes, digite o seguinte comando para exibir:

mtr -h

Isso tudo mostra como o MTR é uma ferramenta poderosa e fácil de usar, bastante útil para identificar problemas de rede, ele pode ajudá-lo a identificar a causa raiz de problemas de latência, perda de pacotes e roteamento incorreto em sua rede.

Veja também nosso vídeo tutorial disponibilizado em nosso canal do youtube:

Master da Web, a sua solução em cloud! ☁️

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *