Função Base OpenGL (Triângulo)

shape
shape
shape
shape
shape
shape
shape
shape

Logo abaixo um exmplo de programa base em OpenGL, tendo como resultado uma janela com um triângulo vermelho no centro.

[c]

#include <stdlib.h>
#include <GL/glut.h>
//Funçao de Call Back
void desenha (void)
{
//Define a cor de fundo da Janela
glClear Color(1,1,1,0);
//Limpa a Tela
glClear (GL_COLOR_BUFFER_BIT);
//Define a cor do desenho
glColor3i(1,0,0);
glBegin(GL_TRIANGLES);
//Define a posição do ponto do vértice
glVertex2i(-5,-5);
glVertex2i(0,5);
glVertex2i(5,-5);
glEndl();
//Desenha os itens definidos anteriormente
glFlush();
}

void teclado(unsingned char key,int x,int y)
{
if(key==27)
{ exit(0); }
}
void inicializa()
{
//define a janela de visualização 2d
glMatrixMode(GL_PROJECTION)
glOrtho2d(-15,15,-15,15);
glMatrixMode(GL_MODELVIEW);
}
int main(void)
{
//define o modo de operaçao da glut
glutInitDisplayMode(GLUT_SINGLE|GLUT_RGB);
//especifica tamanho da janela
glutInitWindowSize(400,400);
//cria a janela e insere o titulo
glutCreateWindow(“Primeiro Programa”);
//registra CallBack de desenho
glutDisplayFunc(desenha);
//registra a funçao de teclado
glutKeyboardFunc(teclado);
inicializa();
//Ativa funçoes de callback
glutMainLoop();
return 0;
}
[/c]___________________________________________________________________________

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *