Fim dos endereços IPv4 e a nova era do IPv6!

shape
shape
shape
shape
shape
shape
shape
shape

Internet Protocol ou endereço IP, é uma representação numérica criada para identificar uma interface específica em uma rede.

Apesar de já fazer parte do nosso dia a dia, o IP foi criado há mais de 40 anos pelo cientista da computação Jon Postel. O primeiro RFC do IP foi chamado de RFC 760, publicado em janeiro de 1980.

Pouco tempo depois o RFC 760 se tornou obsoleto e foi substituído pelo RFC 791 em setembro de 1981 de autoria do próprio Jon Postel.

Jonathan Bruce Postel (Altadena, 6 de agosto de 1943 – Santa Mônica, 16 de outubro de 1998) foi um cientista da computação estadunidense.

Jon contribuiu significativamente para o desenvolvimento da internet. É conhecido por ser o editor da série de documentos Request for Comments (RFCs) e pela administração do Internet Assigned Numbers Authority. 

O Prêmio Postel da Internet Society é nomeado em sua honra, bem como o Centro Postel no Information Sciences Institute. Seu obituário foi escrito por Vint Cerf e publicado como RFC 2468 em memória de Postel e sua obra.

Enquanto o IPV4 é formado por casas decimais de 32 bits e permite 4,3 milhões de endereços únicos, que estão acabando. O IPV6 possui 128 bits, casas hexadecimais, e disponibiliza 340 undecilhões endereços únicos aos seus usuários.

IPv6 é a versão mais atual do Protocolo de Internet. Oficializada em 6 de junho de 2012, é fruto do esforço do IETF para criar a “nova geração do IP”

O IETF tem como missão identificar e propor soluções a questões/problemas relacionados à utilização da Internet, além de propor padronização das tecnologias e protocolos envolvidos.

Para se ter uma noção do que é isso representa, se cada endereço único ipv6 fosse uma fita de 1cm, seria possível envolver toda superfície da terra com sete camadas de endereço. Incrível neh?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *