Febre dos Robôs de investimento – entenda como funcionam

shape
shape
shape
shape
shape
shape
shape
shape

O que é um robô de investimento? 

Os robôs de investimentos são basicamente um sistema que investe de forma automatizada, levando em consideração o perfil do investidor e seus objetivos financeiros.  

É realizado um cadastro onde o investidor responde a algumas perguntas crucias para traçar o seu perfil. Quanto mais domínio sobre o mercado financeiro o investidor tiver, mais bem instruído o robô será, e consequentemente mais resultados ele vai ter. 

Trata-se de uma tecnologia que vem crescendo muito nos últimos anos a nível mundial, utilizada tanto por investidores iniciantes quanto por investidores experientes. 

Os robôs na verdade não são máquinas iguais as de filme como imaginamos, são algoritmos e software de uma plataforma online que funcionam seguindo uma série de normas e configurações especificas. 

Um programa de computador ao analisar o perfil do investidor, consegue estabelecer as melhores operações que podem ser realizadas, sem deixar de lado os objetivos a serem alcançados. 

Essa é uma solução boa principalmente para quem tem pouco tempo para analisar o mercado de ações, mas não quer deixar de investir. Eles efetuam tanto a compra quanto a venda de ativos, com operações que trazem um maior balanceamento à carteira. 

Como funciona? 

Os programas e softwares identificam as tendências do mercado, eles possuem uma função parecida com a de assessores ao indicar os riscos e as melhores opções de investimento, mas “cobram” muito menos por isso.  

Primeiramente, a pessoa que escolhe investir por um robô de investimento deve preencher um questionário respondendo diferentes questões.  

Entre elas, o nível de risco que está disposto a correr e os seus objetivos (para avaliar se investimentos de curto, médio ou longo prazo valem mais a pena). 

Além disso, devemos entender que existem dois tipos de robôs de investimento. 

  • Robô advisor: é um serviço de alinhamento, balanceamento e planejamento de investimentos automatizados. Funciona como se fosse um consultor, sugerindo como alocar seus recursos para ter determinado retorno dentro de um período; 
  • Robô trader: como o nome sugere, atua como um trader, sendo conhecido também como algotrading (algorithmic trading). Ou seja, ele negocia ativos financeiros de forma automatizada, atuando na compra e venda de ações. 

Por mais que seja uma plataforma investindo o seu dinheiro, para que as estratégias sejam bem-sucedidas e seguras, elas devem responder a inúmeros parâmetros em sua configuração.  

A verdade é que, mesmo para investir por meio de robôs, é fundamental ter um conhecimento básico sobre o mundo dos investimentos e como funciona a bolsa de valores. 

Os robôs sem dúvida trazem inúmeras vantagens como economia de tempo, automatização do processo e diversas outras vantagens, mas há possibilidades de erros também, não são perfeitos e, por dependerem que os algoritmos funcionem corretamente, além de uma boa base de dados, algumas vezes podem ocorrer investimentos que não sejam tão vantajosos. 

Mas afinal, é vantajoso?  

Tudo depende, como já falamos, ter um conhecimento básico sobre como funciona a bolsa de valores é primordial para investir com segurança e ter resultados. 

Consulte nossas soluções de servidores cloud e comece a investir agora mesmo. 

Master da Web, a sua solução em cloud! ☁️ 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *