Entenda o Load Average de seu Servidor Linux (Dedicado/VPS)

shape
shape
shape
shape
shape
shape
shape
shape

Quando começamos a utilizar servidores Linux Dedicado ou VPS e queremos saber do uso do processador nos deparamos com o Load Average, representado apenas por um número com duas casas decimais:

 

Mas afinal, o que significa isso?

Dos três valores acima o primeiro significa a média de load no periodo de 1 minuto, o segundo é a média de load no periodo de 5 minutos e o terceiro a média de load no periodo de 15 minutos.

Quanto maior for esse valor significa que mais processos estão na fila de espera. Em um processador single (único) considera-se o Load Average de 1.0 alto e alguma medida deve ser tomada antes que comece a ter problemas com lentidão ou até mesmo queda. Tomando como base um servidor single-core podemos imaginar uma fila de processos como uma fila de carros, por exemplo:

Imagina como um Load Average de 0.50.

Imagine como um load de 1.0.

Imagine como um Load Average de 1.50.

 

Em processadores com mais de um núcleo o Load Average de 1.0 não significa que está em sua capacidade máxima, o valor é proporcional ao número de processadores disponíveis. Em um processador single-core o Load Average de 1.0 é considerado 100% de uso, já em um dual-core consideramos 100% de uso como Load Average de 2.0, em um Quad-Core 100% de uso equivale a um Load Average de 4.0 e assim por diante.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *