Conheça o Zabbix!

shape
shape
shape
shape
shape
shape
shape
shape

Já pensou em como empresas de grande porte fazem a gestão de sua infraestrutura? Ou como os analistas de rede conseguem ter métricas de diversos parâmetros em uma rede para fazerem o seu trabalho? Muitos deles usam uma ferramenta chamada Zabbix, que é tema do nosso artigo. Venha conferir!

O que é o Zabbix?

O Zabbix é uma solução open source que oferece uma interface para gerênciamento e monitoramento de diversos parâmetros relacionados à infraestrutura. De maneira resumida, isso significa que administradores de sistemas devem usá-lo para ter parâmetros visuais de seus sistemas. Ele é usado para por exemplo, monitorar a saúde e integridade de servidores de um data center. Essa adminsitração é muito útil para evitar problemas como a queda de servidores e possível falha na entrega dos serviços oferecidos. Além disso ele também é usado para  monitorar máquinas virtuais, aplicações, serviços, banco de dados, websites, a nuvem e muito mais. Ele pode ser configurado para enviar um e-mail de acordo com parâmetros escolhidos assim que um evento ocorre.

Do que o Zabbix é capaz?

Ele pode servir para coletar dados de disponibilidade de máquinas e sobre seu desempenho. Além disso ele oferece suporte para monitoramento em VM’s. Uma funcionalidade muito interessante dele é que suas coletas podem ser programadas em intervalos regulares e personalizados, facilitando a entrega de relatórios dentro dos prazos. Ele tem junto a tudo isso, uma interface web que disponibiliza todos os dados coletados de maneira visual, isso é uma mão na roda no momento de tomada de decisões. Além do mais, com seus dados sobre desempenho e disponibilidade da infraestrutura, o Zabbix é estratégico em momento de troubleshooting. Ele tem uma capacidade muito grande de personalização das notificações, como grupos ou usuários que receberão a notificação. Ele realmente é uma ferramenta muito poderosa na geração de dados sobre infraestruturas e essencial no gerenciamento desses equipamentos.

Onde posso encontrar o Zabbix?

Na Master da Web você tem acesso à uma ISO atualizada na última versão do Zabbix. Ele é de fácil configuração e está a poucos cliques da sua solução. No nosso painel de gerênciamento ele rapidamente acessível, com alguns poucos cliques, em no máximo 30 minutos você terá em mãos uma das ferramentas open source mais poderosas no gerenciamento de infraestururas.

Chame agora mesmo um de nossos consultores, e pergunte sobre nossas máquinas com o Zabbix.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *