Qual o servidor ideal para Profit e Metatrader?


Ao se tratar de Profit e MetaTrader (MT4/MT5), é comum que o foco recaia sobre corretoras, custos operacionais, plataformas e estratégias. No entanto, na Master da Web, observamos de forma consistente o impacto decisivo da infraestrutura de TI nos resultados: travamentos, desconexões, lentidão no envio de ordens e instabilidades em geral estão, na maioria dos casos, diretamente relacionados ao computador ou servidor em que essas plataformas estão instaladas.
Neste artigo, apresentamos de maneira objetiva quais são as características de um servidor adequado para o uso profissional de Profit e MetaTrader, bem como as configurações de VPS mais recomendadas para diferentes perfis de trader.
A seguir, trazemos configurações de referência para diferentes perfis de uso. Isso não é regra rígida, mas um guia seguro para começar no ambiente da Master da Web.
Configuração sugerida de VPS 2:
Essa configuração permite operar manualmente, usar poucos ativos e indicadores e mantém apenas uma instancia de Profit ou MT4/MT5 aberta.
Configuração sugerida de VPS 4:
Aqui você já consegue acompanhar vários ativos em tempo real, usar mais gráficos, times & trades, indicadores e rodar alguns EAs no MetaTrader.
Configuração sugerida de VPS 6 ou servidor dedicado:
Dentro dessa configuração, é possível rodar vários EAs ao mesmo tempo em múltiplas contas e fazer backtests com uma ótima otimização.
Nessa faixa, muitos clientes da Master da Web migram para servidores dedicados, para ter:
Independentemente do plano que você escolher na Master da Web, recomendamos:
Passo 1: Acesse o site oficial da Master da Web em masterdaweb.com. Ao entrar na página inicial, role para baixo até encontrar o card “VPS (Virtual Private Server)”. Quando localizar, clique em “Saiba Mais” para ser direcionado à página específica de servidores VPS.


Passo 2: Na página da VPS, clique em “Ver Planos”. Você será redirecionado automaticamente para a seção de planos. No card “VPS Windows”, clique em “Começar Agora”.


Passo 3: Na página de contratação, escolha o datacenter desejado. Em seguida, selecione a categoria “VPS Windows”.

Passo 4: Agora, escolha o tipo de VPS que melhor atenda às suas necessidades conforme citado anteriormente. Depois, selecione o ciclo de pagamento (mensal, trimestral, semestral ou anual).


Passo 5: Em seguida, defina o Sistema Operacional da sua VPS. Nesse caso, escolha a versão do Windows Server que mais te atenda e depois clique em Selecionar.


Passo 6: Crie uma senha de acesso para sua VPS. Logo depois, você poderá personalizar as especificações do servidor, ajustando recursos como vCPUs, memória RAM, armazenamento e outras configurações conforme sua necessidade.


Passo 7: Nas configurações da sua VPS você pode habilite a sua licença (Caso tenha dúvidas sobre o licenciamento do Windows, você pode acessar o blog Windows Server: Com ou sem licença? para entender melhor as diferenças entre utilizar o sistema licenciado ou não.).

Passo 8: Após a personalização, escolha quantas VMs (Virtual Machines) deseja contratar e defina a forma de pagamento.

Passo 9: Se durante o processo de contratação você foi atendido por algum consultor da Master da Web, este é o momento de selecioná-lo. Assim, o consultor responsável receberá o devido reconhecimento pelo atendimento prestado.

Passo 10: Após reconhecido o pagamento a VPS entrará em processo de configuração e produção. Assim que estiver pronta, você receberá uma notificação por e-mail ou WhatsApp com o IP, nome de usuário e a senha de acesso à sua máquina. Este processo leva em torno de 30 minutos.
Se você está começando, uma VPS bem dimensionada já entrega um salto enorme de estabilidade em relação a rodar tudo no computador de casa.
À medida que sua operação cresce, faz sentido avaliar upgrades de VPS ou até migrar para um servidor dedicado focado em trading, garantindo que sua infraestrutura acompanhe a evolução das suas estratégias.