Phishing – O mar está para peixe!



Você já ouviu falar em ataques de phishing? Palavra que originou-se do trocadilho com a palavra em inglês “fishing’, pescaria traduzindo.
Essa técnica é utilizada por bandidos digitais, que “lançam iscas” na web (sites fakes, links, muito parecidos com os originais) para “fisgar” as suas vítimas.
Esses sites são extremamente parecidos com os originais, e se seus olhos não estiverem treinados, dificilmente você conseguirá notar a diferença. Basicamente é uma “pescaria de informações confidenciais”.

Por meio de páginas falsas os criminosos “fisgam” as suas vítimas, que fornecem seus dados por não notarem que trata-se de uma página falsa, e acabam caindo no golpe.
É preciso ter cuidado na hora de preencher qualquer cadastro na web. Sempre certifique-se que a página que está utilizando trata-se de uma página da empresa que se diz ser, tome cuidado.

As principais empresas escolhidas por esses cibercriminosos são bancos, lojas de varejo ou qualquer empresa que faça o uso de banco de dados, cuidado. Tenha bastante atenção ao preencher qualquer tipo de cadastro.
Em 2020 uma pesquisa da PSafe, disse ter registrado mais de 47 milhões de golpes de phishing, tendo como alvo principal funcionários de empresas em regime remoto.
Desde a sua criação a internet trouxe diversos benefícios para a sociedade, aproximou pessoas, possibilitou que a informação chegasse a qualquer lugar do planeta, possibilitou a escolha de fazer compras com apenas um click, além de diversos outros benefícios, mas também trouxe a facilidade para o anonimato.
Informe-se, não deixe que algo que veio para facilitar a vida de todos te traga uma má experiência. A informação está a um click de você. 👆