Você já se perguntou como os aplicativos que você usa no seu celular ou no seu computador funcionam? Por trás deles, existem muitos servidores que executam o código e armazenam os dados que fazem os aplicativos funcionarem. Mas gerenciar esses servidores não é uma tarefa fácil. Eles precisam ser atualizados, monitorados, escalados e protegidos de falhas e ataques. É aí que entra o Kubernetes.
O que é Kubernetes?
Kubernetes é uma plataforma de código aberto, portável e extensível para o gerenciamento de cargas de trabalho e serviços distribuídos em contêineres, que facilita tanto a configuração declarativa quanto a automação. Ele possui um ecossistema grande e de rápido crescimento. Serviços, suporte e ferramentas para Kubernetes estão amplamente disponíveis.
O que são contêineres?
Contêineres são uma forma de empacotar e isolar aplicações com seus próprios ambientes e dependências. Eles são semelhantes às máquinas virtuais, mas têm propriedades de isolamento flexibilizados para compartilhar o sistema operacional entre as aplicações. Portanto, os contêineres são considerados leves. Como eles estão separados da infraestrutura subjacente, eles são portáveis entre nuvens e distribuições de sistema operacional.
Como o Kubernetes funciona?
O Kubernetes funciona como um orquestrador de contêineres, ou seja, ele coordena e gerencia os contêineres que compõem uma aplicação em unidades lógicas chamadas pods. Cada pod pode ter um ou mais contêineres que compartilham recursos como rede e armazenamento. O Kubernetes também provê serviços como balanceamento de carga, descoberta de serviço, escalabilidade automática, atualização contínua, tolerância a falhas, segurança e muito mais.
Por que usar o Kubernetes?
Usar o Kubernetes traz muitos benefícios para os desenvolvedores e administradores de sistemas que querem implantar e executar aplicações em contêineres. Alguns desses benefícios são:
- Escalabilidade: O Kubernetes pode dimensionar os pods de acordo com a demanda, sem aumentar a complexidade ou o custo operacional.
- Portabilidade: O Kubernetes pode rodar em qualquer lugar: em nuvens públicas, privadas ou híbridas, ou em servidores físicos ou virtuais.
- Flexibilidade: O Kubernetes permite implantar aplicações consistentemente e facilmente, não importa quão complexa seja sua necessidade.
- Eficiência: O Kubernetes aproveita melhor os recursos dos servidores, reduzindo o desperdício e o consumo de energia.
- Inovação: O Kubernetes é baseado em 15 anos de experiência do Google executando cargas de trabalho produtivas em escala, combinado com as melhores ideias e práticas da comunidade.
Espero que este post tenha te ajudado a entender melhor o que é o Kubernetes e por que ele é tão útil. Se você quiser saber mais sobre o Kubernetes, você pode visitar os seguintes links:
Master da Web, sua solução em Cloud! ☁️