Qual é o mais importante e qual a diferença entre eles?
Essa é uma das principais dúvidas quando vamos comprar ou montar uma máquina nova. Trata-se das duas peças que possuem o valor mais alto de todo o conjunto.
CPU central processing unit (processador): basicamente ele é o cérebro do seu computador. É o principal responsável em fazer “tudo acontecer” dentro da sua máquina. Todo processamento é centralizado nessa pequena peça.
GPU graphic processing unit (placa de vídeo): é a responsável em tornar visível toda a informação gerada pelo processador em seu monitor. Sem a GPU você não enxergaria as imagens em sua tela, apenas números.
Mas o que seria melhor, investir em um processador mais “parrudo” ou uma placa de vídeo mais avançada? Qual faz mais diferença no meu jogo ou trabalho?
O processador é como se fosse o “chefe” do seu computador, é ele quem dá as ordens para tudo funcionar, inclusive para a placa de vídeo.
O problema é que “essas ordens” não são tão simples de serem executadas. Entre várias outras funções, a placa de vídeo é responsável de calcular texturas, polígonos, iluminação…etc.
Então, por mais que o processador seja o “chefe” do seu computador, a placa de vídeo tem um papel muito importante a cumprir, e se ela for muito simples, dependendo do que você precisa utilizar no seu dia a dia, ela não vai conseguir entregar um bom desempenho.
O ideal sempre é o equilíbrio entre as duas peças. Identifique primeiramente a sua necessidade diária, o que você mais necessita: processamento ou uma super imagem? As duas são muito necessárias.
Esse equilíbrio pode variar de pessoa para pessoa.
Ex:
Gamers: Se você é um gamers e precisa de um PC para jogar, a placa de vídeo é a peça mais importante de todo o seu sistema, já que é ela que vai renderizar e criar todos aqueles gráficos incríveis e imersíveis dos jogos. Normalmente os jogos são feitos para extrair mais desempenho das placas de vídeo e exigir menos do processador, pois quando se está jogando é necessário uma imersão gráfica.
O processador precisa ser potente o suficiente para acompanhar a placa de vídeo, mas podemos dizer que no caso de gamers todo o seu sistema, a sua máquina, está em volta de uma placa de vídeo potente. Provavelmente você optou primeiramente pela placa de vídeo e depois pelas demais peças. Para quem é gamer a placa de vídeo é a peça mais importante do sistema, o processador só deve ser bom o suficiente para acompanhar a placa de vídeo.
Design e Arquitetos: Agora se você está montando uma máquina voltada para trabalhar com edição de vídeo, imagens, arquitetura, criação 3D e animação, seu equilíbrio é diferente de um gamers. Os softwares que você vai utilizar exigem muito mais do processador do que da placa de vídeo em si. Claro que ainda é necessário ter uma placa de vídeo mais potente, para que seja possível renderizar os efeitos e imagens, mas o mais importante é ter um processador forte o suficiente para suportar o software rodando e gerando tantas imagens complexas e simulando todo aquele ambiente para você. Neste caso, o ideal é um processador mais potente, mas acompanhado de uma placa de vídeo de qualidade.
Programador: Se você é um programador ou trabalha no mercado financeiro e não precisa gerar gráficos 3D, não há necessidade de uma placa de vídeo potente, uma simples onboard atende a sua necessidade. A necessidade neste caso é mais baseada no processador, os cálculos para fazer o seu programa rodar, não dependem da placa de vídeo.
Consulte nossos planos de servidores com GPU Dedicada e eleve o seu patamar tecnológico!
Caso tenha alguma dúvida na hora de configurar o seu servidor, converse com nosso time especializado, será um prazer ajudar.
Master da Web, a sua solução em cloud!