Internet é uma rede de computadores menores conectada a outras redes maiores. Sendo assim, não há um “dono da Internet”, nem uma empresa que a controle sozinha, mas sim um grupo de várias redes interligadas.
Quando conectamos um computador a outro, ou quando ligamos vários computadores uns aos outros, criamos uma rede local.
Desta forma, os computadores só se comunicam uns com os outros, caso estejam interligados.
Este acesso externo ocorre quando a sua rede local se conecta a uma outra rede maior, o provedor de Internet, por meio da tecnologia TCP/IP, um modo de comunicação baseado no endereço de IP (Internet Protocol).
Este IP é o endereço de cada um dos pontos de uma rede, e cada ponto da rede consiste em um computador que, por sua vez, se interliga a outros computadores, formando uma verdadeira “teia de redes”.
Agora vamos entender o caminho que a internet faz até chegar em nossa casa:
1º Backbone:
A partir dos backbones, seu sinal chega aos provedores de acesso, às empresas que contratam o sinal distribuem para os seus usuários.
Os provedores de acesso são, em geral, empresas ligadas ao setor de telecomunicações, ou até mesmo as próprias companhias telefônicas, que fornecem o acesso à Internet por meio de planos acordados com seus usuários.
2º Provedor de serviço:
Estes dados de Internet que trafegam na rede necessitam de um meio para o seu transporte até os usuários, e são as empresas provedoras de serviço as responsáveis por este papel.
Estas empresas recebem os dados do provedor de acesso e distribuem aos usuários por variados meios, seja por linha telefônica, fibra óptica ou via rádio (por tecnologia sem fio).
Estas empresas devem sempre ser regulamentadas pela Anatel e podem ser prestadoras de serviço de rede, companhias telefônicas e empresas de telecomunicações.
3º Usuário final:
Este pode parecer o passo final do caminho percorrido pela Internet, mas na verdade não é.
Ao chegar no usuário final o sinal de Internet passa a repetir todo o caminho novamente, porém na forma inversa. O usuário final também envia sinais com as suas requisições para a Internet.
Os dados enviados pelos usuários são transportados pelo provedor de serviço, enviados para o provedor de acesso e chegam novamente ao backbone.
A partir do backbone, o processo segue novamente o mesmo caminho inicial até o próximo destino.