O agendamento de tarefas é um recurso muito útil como, por exemplo, na manutenção e backup do servidor e etc. No Linux isso pode ser feito utilizando o “crontab“.
Utilizando o comando crontab -operação lhe permitirá adicionar, listar ou remover suas tarefas agendadas.
Exemplo:
crontab -e (edita tarefas agendadas do usuário masterdaweb)
crontab -l (exibe as tarefas agendadas do usuário masterdaweb)
crontab -r (remove as tarefas agendadas do usuário masterdaweb)
Ao editar um crontab, você deverá inserir com que frequência ou periodo uma determinada ação será executada, por exemplo:
10 02 * * * /home/masterdaweb/backup.sh
No nosso exemplo acima, significa que o script “backup.sh” será executado todos os dias às 02:10. A escrita é de trás pra frente, o primeiro campo são os minutos e o segundo são as horas. Os três campos restantes significam em sua ordem, dia, mês e dia da semana. O dia da semana é especificado de 0-6, cada número representa um dia da semana:
0 – Domingo
1 – Segunda
2 – Terça
…
6 – Sábado
O asterisco usado nos campos de dia, mês e dia da semana significa que o agendamento acima vale para todos os dias, meses e dias da semana. Se quisessemos, por exemplo, fazer com que o script de backup fosse executado a cada minuto, teriamos que usar asterisco em todos os campos:
* * * * * /home/masterdaweb/backup.sh
Em “linguagem de crontab” o script de backup seria executado em todos os minuto, todas as horas, todos os dias, todos os meses, todos os dias da semana.