Raid é basicamente colocar vários HD’s e SSD’s trabalhando juntos, com a intenção de ter + performance e segurança.
Raid 0: striping.
O RAID 0 é a soma da capacidade e desempenho de ambos os discos em formato de um único disco lógico.
Desta forma é possível ter mais desempenho e capacidade, mas não oferece nenhuma segurança.
Caso um dos discos falhe, todos os arquivos serão perdidos.
Raid 1: espelhamento.
Raid 1 não agrega nada na capacidade e desempenho.
Normalmente usado com dois discos, funciona da seguinte forma:
Os arquivos são espelhados entre os discos, ou seja, tudo que é escrito no disco 1 também é escrito no disco 2.
Dessa forma você fica com a capacidade e desempenho de apenas 1 único disco, mas se um deles parar de funcionar não é perdido nenhum arquivo. Dessa forma é possível substituir o disco com defeito para que o espelhamento seja refeito.
Raid 5: distribuição com paridade.
Ele é o mais solicitado entre as configurações RAID devido à segurança proporcionada. Isso porque a paridade de dados rapidamente consegue reconstruir as informações de forma lógica, mesmo que um disco venha a falhar.
O RAID 5 funciona com 3 ou mais HDs iguais do mesmo tamanho de armazenamento, em alguns casos, dependendo da controladora, precisa ser do mesmo modelo. Paridade são cálculos em formato hexadecimal, significa a replicação de bits (0 e 1) iguais espalhados por todos os HDs que compões o RAID ARRAY.
A reconstrução dos dados acontece de forma automática, via controladora, quando um disco falha e sai do ar. Após o ocorrido, automaticamente a controladora aloca as informações da paridade para o sistema operacional e, em alguns casos, isso gera uma certa lentidão, sendo necessário que a retirada do disco ruim para substituição de outro no lugar.
Assim, será possível um ambiente rápido e seguro novamente.
RAID 6: distribuição com paridade dupla.
O Raid 6 é uma evolução do RAID 5. Gravando dados com duas camadas de bits de paridade, esse arranjo permite que até dois discos falhem no mesmo conjunto sem que haja perda de dados.
A segurança obtida através da escrita de dupla paridade, sacrifica a performance e entrega menor capacidade quando comparado aos arranjos de paridade simples.
Isso significa que em um storage onde serão instalados quatro hard disks em RAID 6, apenas o espaço equivalente a dois estarão disponíveis para uso.
Esse tipo de configuração oferece boa tolerância a falhas, sendo utilizado em ambientes onde é priorizada a segurança dos dados armazenados.
A perda de performance ocasionada pela escrita dupla dos bits de paridade nos dados gravados pode ser compensada com a montagem de arranjos maiores que quatro discos, pois quanto mais discos no arranjo, maior será a velocidade de gravação dos dados.
RAID 10: combinando espelhamento e striping.
O raid 10 combinam as vantagens do raid 0 e raid 1, agregando na performance, capacidade e segurança.
Exigindo 4 discos ou mais, o raid 10 funciona da seguinte forma:
Os arquivos são distribuídos em dois arrays, somando a capacidade e desempenho de ambos, dessa forma se 2 discos parar, não é perdido nenhum arquivo. Sendo assim é possível trocar os discos danificados para espelhar novamente.
O raid 10 é indicado para quem busca + capacidade + desempenho e não abre mão da segurança
ATENÇÃO:
Trabalhando com RAID você terá mais redundância e segurança.
Isso não significa que não é preciso realizar backup, pois se todos os HD’s pararem de funcionar ao mesmo tempo, não importa qual raid você está utilizando, você vai perder todos os seus arquivos.
Faça sempre backup, não deixe seus arquivos importantes em risco.